Usando Notebook para Atualizar Receptor Digital – Kit de Sobrevivência para Receptor Digital

Se você tem um receptor digital que necessita de constante atualização de firmware via porta serial e no entanto tem um notebook sem porta serial, saiba que existe sim como usar o seu notebook para atualizar o seu receptor digital.

O que você irá precisar é de um conversor USB para Serial, esse conversor que pode tanto ser um cabo como um pequeno conversor que você irá conectar à porta USB do seu notebook, transformará a porta USB do seu notebook em uma porta serial.

Atenção, muito importante: O conversor deve ser unicamente ligado à porta USB do Notebook e nunca, eu disse nunca, deve ser ligado na porta USB do receptor, pois isso irá queimar o seu receptor.

Comprar um conversor USB para Serial é fácil, você o encontra no Mercado Livre ou em sites de venda de produtos para antenas parabólicas, faça uma pesquisa através da caixa de pesquisa aqui do site que você irá encontrar, o conversor se parece com um dos seguintes conversores usb/serial mostrados abaixo:

 CONVERSOR SERIAL USB NOTEBOOK PARA ATUALIZAR RECEPTOR DIGITAL STATUS ON

O conversor tem um chip interno para que ele possa funcionar corretamente, este cabo conversor usb para serial não há como ser montado em casa, pois uma ligação de fios direta além de não funcionar pode danificar o seu aparelho e o notebook.

Ele também vem acompanhado de um cd com driver para funcionar corretamente, este driver deve ser instalado no computador para que ele reconheça o seu cabo conversor como uma porta serial para o seu notebook.

O uso do conversor não elimina a necessidade de se utilizar um cabo null modem para atualizar o seu receptor, o cabo null modem vai ligado à porta serial do conversor e à porta serial do receptor.