entendendo os tipos de atualizaçao

Mensagem de ajuda para iniciantes
Lembro que não existe método melhor ou pior, cada método tem a sua função.

Para entender os métodos é necessário entender a estrutura do firmware.

Ela é basicamente dividida em:

•Bootloader (S-17) – Responsável pelo carregamento do fimrware

•Maincode – É o código propriamente dito do firmware, o software que controla o receptor.

•RadioBack – É a imagem de fundo da tela. (Fundo Azul)

•S810 – É a imagem que aparece quando o receptor é ligado.

•Seeback – Em conjunto com o mandarim acreditamos que aqui existe alguma informação sobre as KEYS. (continuamos estudando o mesmo)

•Defauldb – São os dados a serem restaurados pela configuração de fábrica.

•Data1 – Ainda preciso descobrir (Não tem nada de útil)

•Data 2 – Ainda preciso descobrir (Não tem nada de útil)

•Userdb – Aqui ficam armazenadas as configurações do usuário.

Com essa estrutura em mente podemos analisar cada um dos tipos de atualização.

Atualização por Cabo

Na atualização por cabo é atualizado o firmware completo com todos os seus módulos (Bootloader, Maincode, UserDB, etc), por isso muitos tem problemas de receptor sem sinal ou “perda” de algums canais após a atualização, porque o fimrware quando vem do team geralmente vem desconfigurado, sendo necessário neste caso re-configurar o receptor (Antena) e fazer uma busca cega para voltar a ter todos os canais. Neste caso também se perde a lista de canais e as configurações do usuário. Como na atualização por cabo também é atualizado o bootloader do firmware, dificilmente ocorre o problema do receptor travar na hora de ligar com o display em ASH ou ON, se ocorre porque a pessoa, por mais incrível que pareça atualizou com o firmware sem descompacta-lo.

Atualização pela USB

No caso da atualização pela USB podemos escolher qual parte do firmware queremos atualizar e sendo assim dependendo da forma de atualização selecionada se obtém resultados diferentes, são eles:
Allcode+Bootloader: Tem praticamente o mesmo resultado da atualização pelo cabo, atualiza o firmware, as configurações de usuário e o bootloader. Pode acontecer casos muito isolados de mesmo atualizando o bootloader ocorrer o corrompimento do bootloder por incompatibilidade de versões, mais isso pode ser recuperando usando o cabo e os procedimentos de recovery.

Allcode: Esta opção atualiza somente o firmware e as configurações do usuário, em caso de troca de versão do booloader essa opção deve ser evitada para que não ocorra o problema do ASH. Sempre que houver mudança no bootloader haverá nas instruções de atualização uma informação de que o bootloader deve ser atualizado. Porem por via das dúvidas é melhor utilizar a opcao Allcode+Bootloader.

Maincode: Esta opaco atualiza somente o código do firmware (programa), mantendo as configurações do usuário (Lista de canais, Configuração da antena, ETC), esta opção deve ser utilizada quando você deseja salva a lista de canais e não tem um dump. (Lembrando que caso o bootloader seja diferente ao usar essa opção pode ocorrer o problema do ASH)

RadioBack: Atualiza a imagem de fundo da tela de rádios, a imagem esta em formato MPEG.
S810: Atualiza a imagem de quando o receptor é ligado, a imagem esta em formato MPEG.

Seeback: Este módulo ainda esta em estudos.

Defauldb: São os dados a serem restaurados pela configuração de fábrica, evite utilizar esse tipo de atualização.

Data1: Assim que descobrir a função deste módulo atualizo aqui, enquanto isso evite utilizar esse tipo de atualização.

Data 2: Assim que descobrir a função deste módulo atualizo aqui, enquanto isso evite utilizar esse tipo de atualização.

Userdb: Ao utilizar essa opção é atualizado somente as configurações do usuário (lista de canais, configuação da antena, Linguagem, ETC), esta opção pode ser util para quem utiliza a opção DUMP.

Dump: Esta opção não é propriamente uma atualização, seu papel é fazer uma imagem atual de todos os módulos do firmware atual e gravar no pendrive como um backup. Esta opção é muito interessante para que gosta de salvar a lista de canais a cada atualização de firmware, faz-se o dump (backup), atualiza o firmware e restaura a lista de canais utilizando a opção userdb. espero ter ajudado a voces a enteder como e´ e como funciona.